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Como fazer a precificação para venda em marketplaces

Estabelecer bons preços não se resume a observar o valor praticado pela concorrência e aplicar uma porcentagem de desconto para ficar competitivo. E, para quem pretende investir em mais de um marketplace, por exemplo, esta pode ser uma tarefa ainda mais complexa.

Apostar em um marketplace é muito vantajoso. Segundo uma pesquisa realizada pela PwC e UPS, no Brasil, 95% dos consumidores de e-commerce compram em marketplaces

Por isso, separamos algumas dicas para você ter sucesso na gestão do seu negócio dentro dessas plataformas. O que você vai encontrar nesse artigo:

  1. Como funciona a precificação em marketplaces;
  2. Erros para não cometer na hora de precificar;
  3. Estratégias para precificação;
  4. Vantagens do hub para controle de preços no marketplace.
  1. Como funciona a precificação em marketplaces

Cada marketplace trabalha com uma taxa de remuneração diferente. 

Por isso, antes de entrar em qualquer uma das plataformas, entenda as regras e tenha certeza de que as taxas e comissões cobradas cabem dentro do seu orçamento.

Assim, se você deseja manter sua loja em mais de um, precisará criar estratégias diferenciadas, com base nos concorrentes ali existentes, no tamanho e alcance do marketplace e no público-alvo, que com certeza será diferente dentro de cada um.

  1. Erros para não cometer na hora de precificar 

Você já pensou em olhar o preço do concorrente e baixar um pouco o valor ou usar a mesma estratégia para precificação em todos os marketplaces

Então, você também já conhece alguns dos erros mais comuns na hora de precificar. Selecionamos os mais recorrentes para você ser assertivo na hora de definir os preços:

  • Definir a mesma margem de lucro para todos os produtos

Suponhamos que você tenha criado uma margem de lucro de 15% e aplica a um fone de ouvido e a um celular de última geração. No caso do fone do ouvido, o preço acaba saindo mais barato para o consumidor final, enquanto o celular fica muito caro.

Então, o que fazer?

Determine faixas de margem de lucro, considerando cada produto e quantidade de vendas. Dependendo do produto, você pode ganhar pela quantidade e, não, pelo preço embutido. 

  • Precificar com base nos custos do produto

O consumidor não compra com base somente no preço, mas no valor que ele atribui para aquele produto. É por isso que, às vezes, ele pode optar por um perfume de R$ 800 ao invés de um de R$ 150.  Nesse caso, ele avalia a marca, sua experiência com a empresa, material, entre outros fatores. 

Para entender melhor o seu público, faça pesquisas e interaja com ele. Assim, você saberá dizer o quanto ele estaria disposto a pagar pelo seu produto e será bem mais assertivo.

  • Precificar com base da média do mercado

Um dos erros mais comuns é tomar como base somente a média do mercado.  Mas por quê?

Primeiro, porque os custos variam de uma empresa para outra. Seja por conta da transportadora, material, funcionários, locação ou outros.

Segundo, o aumento dos preços pode assustar o seu público, enquanto um preço baixo pode gerar desconfiança. Quer diminuir os preços? Então, diminua seus gastos. 

Portanto, estude os seus concorrentes e os seus custos e encontre a melhor opção para o seu negócio.

  • Esquecer do frete

Um dos principais motivadores de desistência de uma compra é o valor do frete. 

Então, não esqueça de considerá-lo ao calcular os preços dos produtos. Ele pode ser uma boa estratégia para você superar seus concorrentes.

Para isso, segmente as regiões para onde você mais vende e tente negociar preços menores com seus fornecedores logísticos.

Como muitos clientes tem urgência nas compras ou demandam uma entrega rápida dos produtos, ofereça uma boa condição de frete que compense um preço de venda mais elevado ou até uma opção extra caso o consumidor prefira pagar mais caro para receber mais rápido.

  1. Estratégias para precificação  

Se você não estabelecer corretamente essas estratégias antes de se aliar a um marketplace pode acabar prejudicando sua loja virtual. Por isso, confira algumas estratégias essenciais para fazer sua marca alavancar no marketplace:

  • Converse com seus fornecedores

Quando você se alia a um marketplace, a vitrine da sua loja virtual passa a ter um alcance muito maior e isso afeta diretamente seus fornecedores, pois quando você vende mais, consequentemente compra mais produtos. Use essa oportunidade para propor negociações aos seus fornecedores de preço e prazo. 

  • Monitore o buy box

É muito importante conhecer quantos e quais de seus produtos estão no buy box (posição de destaque). 

As ofertas que ganham destaque são aquelas que oferecem os melhores benefícios para o cliente, que pode ser pelo frete, prazo de entrega, avaliação da loja e, claro, o preço dos produtos, entre outros. Isso te ajudará a saber em quais situações você deve melhorar o valor dos itens que vende.

  • Calcule custos

Para calcular os custos considere:

  • Custo do produto;
  • Custo da operação;
  • Custo das vendas, incluindo a comissão do marketplace;
  • Lucro desejado por produto.

Lembre-se que o mercado também dita as regras. Pode até ser que você não compre e venda produtos importados, mas o dólar afeta no preço do diesel e da gasolina, ou seja, no valor do seu frete. Estude o seu mercado!

  1. Vantagens do hub para controle de preços no marketplace

Para não quebrar a cabeça com as diferentes taxas do marketplace e para garantir que suas estratégias de precificação vão ser eficazes é que surgiu o hub de marketplace. Ele permite a integração, centralização e gestão de seus pedidos em diferentes canais.

Com o hub, é possível integrar dados de diferentes canais onde você vende seus produtos. 

Isso facilita na hora de administrar seu estoque, que fica com uma informação única e é distribuído para cada lugar conforme a demanda. Os pedidos ficam todos concentrados no mesmo lugar, podendo ser consultados, atualizados e analisados ali mesmo.

O auxílio do hub na gestão de produtos pode ser ainda mais amplo.

Ele permite que o lojista resgate o cadastro de produtos que já possua no ERP ou em algum marketplace, e importe esses anúncios para o novo canal de vendas. 

Dessa forma, só é preciso preencher possíveis campos extras que sejam específicos do novo marketplace. Quem já possui anúncios no Mercado Livre, por exemplo, pode resgatá-los e enviá-los para a Amazon sem nenhuma adaptação.

O frete é outro ponto a favor dos hubs. Alguns deles já são integrados com os Correios e cadastrados com uma tabela de frete por meio do sistema.

Para você que quer vender ou já vende em marketplaces, apostar no hub de integrações é uma forma de gerenciar melhor e vender mais. O hub te possibilitará não só centralizar seus marketplaces, mas, também, integrar seu ERP e disponibilizar diversas outras soluções para agilizar seu trabalho de gestão

Quanto mais eficaz e eficiente sua empresa for, maior será o lucro e o sucesso que ela conquistará nas vendas. 
A APIECOMM oferece um hub completo para facilitar a gestão do seu negócio no marketplace. Assim, você poderá poupar tempo e elaborar estratégias mais eficazes para o seu negócio!

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