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Entenda o conceito Buy Box e como aplicá-lo no marketplace

Você já vende ou deseja vender produtos online dentro de marketplaces? Então, precisa entender o que é Buy Box.

Em um mercado com mais de 450 mil lojas virtuais, como aponta a pesquisa “Perfil do E-Commerce no Brasil”, é preciso buscar formas de se diferenciar e conseguir atingir o público certo.

E é nesse cenário que essa ferramenta surgiu: para colocar a sua loja em destaque entre tantas opções que podem aparecer nos buscadores da internet.

O Buy Box foi criado para fazer uma apresentação única de todos os anúncios de um mesmo produto dentro do marketplace

Na Amazon, cerca de 80% das vendas são feitas através da Buy Box.  Para ficar por dentro do que é o Buy Box e suas aplicações, confira o que você vai ver nesse artigo:

  1. O que é Buy Box
  2. O que o algoritmo do Buy Box procura
  3. Como conquistar o Buy Box nos marketplaces
  4. Buy Box e o Mercado Livre
  5. Vantagem do hub para o Buy Box
  1. O que é o Buy Box

Buy box, traduzido literalmente do inglês significa caixa de compra. E este é o espaço de destaque de uma oferta no marketplace, ou seja, aquela para onde o botão “comprar” irá direcionar o consumidor. 

Ele gera mais conversões e privilegia com maior visibilidade os lojistas que se destacam perante os concorrentes em aspectos como: reputação, prazo de entrega, preço e estoque.

Mas, e na prática, como funciona??

O usuário digita o nome da mercadoria que precisa e aparece uma lista com vários fornecedores e preços, mas somente um deles ganha evidência, ficando em uma caixa especial. 

A vantagem de estar nessa caixa é justamente o motivo de ter a oportunidade de mais conversões.

Para que serve o Buy Box?

Para evitar que um usuário se depare inúmeras vezes com o anúncio de um mesmo item, os marketplaces fazem a apresentação unificada de produtos. 

A marca e o preço praticado por todos os lojistas aparecem em uma mesma página, mas apenas um dos concorrentes fica em evidência.

E como faço para me adequar ao Buy Box?

Você deve ter uma conta de vendedor profissional. Trata-se de uma conta paga. Além disso, seus itens deverão ser novos e sua loja deve sempre contar com o item listado em estoque. 

O lojista que apresentar melhor desempenho nesses fatores tem seu produto destacado no Buy Box. Conforme os outros lojistas melhoram seu desempenho nesses fatores, os anúncios são substituídos. Portanto, esse processo pode variar diariamente de acordo com as mudanças nesse cenário.

Por isso, é muito importante que seu status seja verificado dentro do ranking de elegibilidade do Buy Box. Para isso, você deve saber a fundo o que o algoritmo procura e oferecer o que é exigido. 

  1. O que o algoritmo do Buy Box procura?

Embora existam muitas variáveis ​​que influenciam suas chances de ganhar na Buy Box e de ser favorecido pelos algoritmos como o da Amazon, há três fatores que têm mais impacto: o preço, o tempo de envio e o fulfillment.

O conceito é de oferecer o que o consumidor mais está procurando. Portanto, preços baixos, tempo de envio curto, cumprir prazos e fulfillment (sobretudo na Amazon) são formas do algoritmo achar a sua loja virtual.

  1. Como conquistar o Buy Box nos marketplaces

Se você tiver métricas intermediárias, provavelmente vai precisar oferecer um preço mais competitivo. Não há uma receita infalível, mas vários fatores que determinam quem consegue o destaque.

É importante dizer que quem avalia qual vendedor estará na Buy Box é o próprio marketplace. Para isso, ele analisa alguns critérios importantes, como os seguintes:

  • Preço:

Crie ofertas irresistíveis. Muitos vendedores entram na Buy Box mesmo sem ter um preço baixo, então não se preocupe apenas com o valor em números.

Mas saiba que os marketplaces dão prioridade para os produtos mais baratos. Então, estude os valores praticados pela concorrência para analisar o preço que é mais viável na sua mercadoria. 

  • Prazo de entrega e frete

Os dois juntos tem um impacto muito grande na opinião do cliente sobre sua loja. Se o prazo de entrega não for cumprido ou o frete for exorbitante, ele terá motivos para, além de não comprar mais com você, ainda prejudicar sua reputação.

Por isso, analise as ofertas de valor do frete para a definição do Buy Box, preferindo ofertas mais baratas. A pontualidade no envio dos produtos também é um fator importante monitorado pelos marketplaces.

Lembre-se que o consumidor quer saber exatamente o que vai acontecer com o produto que ele está adquirindo. 

Portanto, prefira dizer a verdade quanto ao prazo, já que as chateações com a compra costumam causar um impacto negativo.

  • Reputação da loja

Nunca esqueça: lojistas com boa reputação tendem a atender melhor seus clientes, gerando satisfação e fidelização.

Nessas plataformas, os consumidores podem avaliar os lojistas e isso tem um impacto direto na reputação da marca. Essas reviews costumam considerar a qualidade do produto vendido, o prazo de entrega e o atendimento. Então, já busque entregar tudo isso com qualidade.

  1. Buy Box e o Mercado Livre

O Buy Box também está no Meli, como o Mercado Livre é chamado! E é uma tendência para se tornar uma das principais formas de aumentar suas vendas por essa plataforma. 

Para vender nele, basta você seguir dois requisitos: ter um produto que está na lista do catálogo e ter uma reputação verde-escuro. Então, é só criar o anúncio!

Para o marketplace, existem dois tipos de anúncios através da integração: o Clássico e o Premium. Cada um representa um tipo de oferta, com tarifas, descontos e comissionamento diferentes.

O futuro do Mercado Livre Marketplace é seguir dando um maior destaque para todo vendedor que ofereça as melhores condições e que tenha uma boa reputação. 

Com isso, a ideia é fortalecer o aspecto logístico do vendedor, tirando responsabilidades complexas de marketing e comunicação.

  1. Vantagem do hub para o Buy Box

Para preencher todos os requisitos dos marketplaces e chamar a atenção do algoritmo, a primeira coisa que você deve fazer é ter um bom controle de gestão. Isso é a base para que todos os processos ocorram bem e resultem na satisfação do cliente. 

Prepare seu estoque e se organize para o crescimento de cliques e vendas. O desafio de controle de gestão pode ser muito mais simples se você integrar um software ao marketplace.

Um sistema desse auxilia em vários processos, como a unificação de estoque, automatização das emissões de notas fiscais (que sem integração precisam ser inseridas manualmente), gerenciamento de controle de tabelas de fretes e operadores logísticos. Além disso, ele permite a análise, em tempo real, do comportamento de sua loja virtual em todos os canais em que estiver inserida.

A APIECOMM oferece visibilidade, pois mostra no hub a qualidade do anúncio. Além disso, utilizando a APIECOMM, os preços de venda são monitorados constantemente e você recebe orientações sobre qual o melhor valor a ser praticado. É um controle em real time e completo para facilitar o seu relacionamento com o marketplace!

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