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Por dentro do conceito buy box

Ao pesquisar algum produto, ou visualizar os melhores preços dentre todas as lojas que estão disponibilizando tal mercadoria, você lembra de ser encaminhado para uma aba com a relação de lojas, preços que contém, ainda, a opção de clicar diretamente em um botão abaixo que conecta diretamente ao marketplaceescolhido?

Se sim, apresentamos a funcionalidade é conhecida como buy box.

Imagem reprodução. Disponível em: https://blog.olist.com/o-que-e-buy-box-e-como-ela-pode-impulsionar-suas-vendas-em-marketplaces/

Buy box, traduzido literalmente do inglês significa caixa de compra. E este é o espaço de destaque de uma oferta no marketplace, ou seja, aquela para onde o botão “comprar” irá direcionar o consumidor. (APIECOMM)

O conceito buy box é definido, na prática, como o espaço designado para apresentar as lojas dentro de marketplaces com maior destaque para o produto escolhido pelo consumidor. Desta maneira, a plataforma seleciona as ofertas a serem mostradas e as destaca perante os concorrentes seguindo aspectos, tais quais reputação, prazo de entrega, preço e estoque disponível.

Assim, o buy box facilita a pesquisa do consumidor, por unificar todas as opções de lojas que contêm o mesmo produto. Mas, além disso, aquelas que são selecionadas nesta ferramenta, acabam vendendo e recebendo mais visitas em seus sites, podendo alavancar, consideravelmente, as suas vendas.

Um exemplo da importância pelas vendas realizadas de forma orgânica via internet, é a Amazon.com. Conhecida como o principal marketplace do mundo, vende mais de 80% de seus produtos por meio da aplicação do conceito buy box.

Sabendo da grande possibilidade para vendas que o conceito adiciona ao marketplace e do aumento expressivo de visitas e receitas, você deve estar se perguntando: como são selecionadas as lojas de destaque?

Leia mais: A importância de uma boa reputação no marketplace


Em primeiro lugar, é necessário entender que são as próprias plataformas de marketplaces que gerenciam e escolhem as lojas de destaque, porém, há certas características que são consideradas durante esta tomada de decisão.

Veja, a seguir, quais são as mais relevantes delas:

  • Preço competitivo do produto

O preço final do produto faz total diferença durante a escolha de quais lojas dentro dos marketplaces irão se destacar no conceito buy box. Isso porque oferecer um valor de venda competitivo atrai mais consumidores e, consequentemente, é um dos primeiros fatores de decisão do comprador.

  • Frete acessível

Oferecer preços competitivos não deixa de ser tão relevante. Porém, investir em um frete de envio acessível para os consumidores é primordial durante a venda.

Por esse motivo, monitore a pontualidade no envio dos produtos e ofereça preços de frete condizentes com a realidade.  

  • Estoque disponível

Repita com o time APIECOMM “Nunca anuncie um produto que não está disponível no estoque”.

Isso mesmo, anunciar produtos que não estão disponíveis no estoque pode diminuir a reputação de sua loja, fazendo com que ela não seja escolhida para estar entre os destaques dos marketplaces.

  • Reputação positiva do lojista

Atente-se sempre aos reviews disponíveis nos marketplaces, uma vez que areputação da marca está diretamente ligada aos depoimentos que contam com aspectos que vão desde a qualidade do produto até ao atendimento ao cliente e o pós-venda.

Ficou mais claro agora sobre este conceito que está cada vez mais presente nos principais marketplaces do Brasil e mundo? Nós, da APIECOMM, sempre estamos aqui para auxiliar você, gestor, com as melhores ferramentas de integração para a sua loja no marketplace.

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