api.ecomm

Por que apostar na integração entre HUB e ERP

marketplace surgiu para auxiliar vendedores de diversos portes, principalmente os pequenos lojistas. Isso porque conseguem parcerias com grandes e-commerces, trazendo oportunidades para empresa ao mesmo tempo em que marcam presença no mercado. Porém, para que o seu negócio tenha bons resultados, é importante dar atenção para a integração entre o HUB e o ERP. 

A integração de ferramentas e sistemas é fundamental para oferecer suporte unificado em uma operação de e-commerce. 

Vivemos em uma era digital, em que a solução ideal para uma empresa pode ser composta por diferentes aplicações. O HUB e o sistema ERP, juntos, integram vários marketplaces de uma só vez. Dessa forma, a gestão dos dados passados é centralizada em apenas uma ferramenta.  

Para você entender melhor a integração de HUB e ERPs, continue nesse artigo. Aqui você verá: 

  1. O que é HUB; 
  1. O que ERP; 
  1. Como funciona a integração entre HUB e ERP; 
  1. 5 Razões para apostar nessa integração. 
  1. O que é HUB 

O HUB é uma ferramenta centrada nos marketplaces. É o responsável por possibilitar atividades tais quais o cadastramento dos produtos, o controle de estoque, a gestão de pedidos, entre outras. 

Portanto, a integração do HUB visa conectar a sua loja ao marketplace. Dessa maneira, é possível enviar todas as informações sobre os produtos cadastrados de forma automática. Ou seja, integra-se os principais marketplaces aos ERPs e às plataformas a fim de facilitar o envio de dados e de gestão.  

Por causa das novas tecnologias que surgem a cada minuto, a integração, atualmente, é capaz de muito mais do que apenas a gestão de estoques e pedidos. É uma forma de potencializar as vendas da empresa. Porém, vamos nos aprofundar nessa questão nos próximos tópicos. 

  1. O que é ERP 

Há momentos nas vendas do marketplace em que você pode perder o controle. Isso ocorre pela falta de um sistema ou ferramenta que te auxilia a visualizar a operação como um todo.  

A princípio, o ERP tem como foco a gestão da empresa. Ele ajuda em emissão de notas fiscais, no controle de contas, entre outras funções do ponto de vista gerencial. Ou seja, é responsável pela administração do negócio. É esse sistema que te dará uma visão geral da sua empresa. 

Além disso, o ERP viabiliza a automação dos processos de integração em diversas áreas. Por exemplo, é capaz de incorporar informações já existentes na plataforma integradora. Por isso, consegue levar as informações do seu e-commerce para o marketplace. Com isso, a empresa também ganha análises em tempo real, aumentando a eficiência das operações e as oportunidades que aparecem. 

  1. Como funciona a integração entre HUB e ERP 

No começo do nosso texto falamos sobre os diversos tipos de soluções que aparecem graças à evolução da tecnologia. A maioria atua com a automatização sendo o principal objetivo. Isso se dá pela necessidade de processos que não sejam passíveis de erro. É muito mais fácil e comum errar em procedimentos manuais, o que causam prejuízos para o negócio. 

Em resumo, o HUB e o ERP integram sistemas que já estão automatizados, porém de maneira ampla. Essa integração permite que a plataforma de e-commerce converse com diversos marketplaces e não apenas um – e, ainda, com limitações –, unindo os canais e os sistemas de gestão de vendas. 

Além disso, uma boa integração entre os sistemas permite a sincronização na mudança de preço, por exemplo, ao escolher fazer uma promoção do produto em apenas um site.  

Portanto, ter uma plataforma que cuide de questões mais burocráticas e rotineiras, é possível a otimização de tempo. Isso permite que seus funcionários foquem mais em estratégias de crescimento e na melhoria do relacionamento com os consumidores. 

  1. 5 Razões para apostar nessa integração 

Anteriormente vimos o que o HUB e o ERP podem fazer separadamente pela sua empresa. Agora, veja alguns tipos de benefícios e as razões pelas quais a integração levou diversos negócios a adotarem esse sistema: 

  • Monitoramento e análises mais ágeis 

Com as análises é possível mensurar os resultados dos objetivos que foram traçados para a empresa. Por causa do processo de automação fica mais prático de obter informações sobre a origem de tráfego, número de visitas e outras informações importantes que auxiliem na gestão do negócio. 

  • Controle de estoque e vendas 

Um dos maiores benefícios que a integração entre o HUB e o ERP é o controle de estoque e vendas. O ERP gera relatórios sobre o e-commerce da empresa em questão e identifica quais são os produtos mais vendidos. Dessa forma, a sua empresa se torna mais organizada em relação estoque e consegue oferecer um melhor atendimento para os clientes. 

  • Cadastro 

Através da integração, há a automatização das informações sobre os produtos em todas as lojas virtuais e os marketplaces em que se encontram. Com o HUB e o ERP é possível integrar marcas, fornecedores e outros registros de maneira prática. Esse sistema afeta o processamento dos pedidos e das vendas, também os tornando ágeis, pois não há a necessidade de cadastrar a mesma informação mais de uma vez em lugares diferentes. 

  • Emissão de Notas Fiscais 

Sem a automatização, o processo de emissão de notas é demorado e passível de erros. Esse tipo de erro é um grande risco no e-commerce, principalmente para os negócios que estão em processo de crescimento e estabilidade no mercado.  

Por fim, a automação traz facilidade e praticidade ao calcular a emissão de cada nota. Logo, a geração de valores dos impostos e as Notas Fiscais referentes a cada venda é simplificada e integrada em todo o sistema.  

  • Obrigações fiscais 

Em virtude de uma emissão de notas fiscais mais práticas, a entrega de documentos obrigatórios da legislação brasileira acompanha o resultado. A integração e automatização faz com que os dados entrem no sistema imediatamente, o que facilita o controle financeiro de sua empresa.  

Em conclusão, se você chegou até o final do texto, foi possível entender um pouco mais o que o HUB e o ERP podem fazer pelo o seu negócio. Ambos são essenciais para auxiliar a empresa, mas a chave está na integração dos dois sistemas. Com isso, as suas possibilidades aumentam, assim como o retorno que o negócio pode ter.  

APIE.COMM oferece um hub completo para facilitar a gestão do seu negócio no marketplace. É um controle em tempo real e completo para te ajudar a medir processos e acompanhar progressos. 

Top
×