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Vender em marketplace é a saída?

A pandemia do coronavírus virou o mundo de ponta cabeça! A rotina da população global teve que ser adaptada ao chamado “novo normal”. E a parte que mais foi impactada com as medidas de proteção foi a dos comerciantes, principalmente os donos de pequenas empresas. Por isso, muitos encontraram no marketplace uma saída para driblar a crise e reinventar o seu modelo de negócio.  

Com o fechamento repentino das lojas, houve uma redução no faturamento das empresas. E para que o negócio continuasse funcionando, os empreendedores decidiram migrar para as lojas virtuais. Essa ação implicou na aceleração do processo de migração para o online, ou seja, um êxodo digital.  

Neste processo, há duas escolhas: ter o seu próprio e-commerce ou vender em um marketplace. Pela praticidade, muitos escolhem a segunda opção, pois nela você apenas precisa vender em uma plataforma já existente e que, provavelmente, tem um alcance muito maior do que se a empresa tivesse criado um e-commerce do zero. 

Além disso, o marketplace pode ser mais de um lugar em que a sua empresa tenha seus produtos ou serviços expostos para venda. Ou seja, você pode vender em 1 ou 30 plataformas diferentes. Dessa forma, a possibilidade de aumentar o número de vendas é bem maior do que a de um e-commerce

Por isso, listamos os motivos do marketplace ser a saída da crise gerada pela pandemia do coronavírus. Continue neste arquivo, aqui você verá: 

  1. Como funciona o marketplace
  1. Por que vender em um marketplace
  1. Vantagens do marketplace para a sua marca; 
  1. Tipos de marketplace. 
  1. Como funciona o marketplace 

Um dos grandes desafios no mundo digital é atrair tráfego de clientes em potencial para os sites. Ao escolher a venda de produtos via marketplace, é possível ter anúncio dos mesmos e plataformas com milhões de visitas por dia. Ou seja, o número de possíveis consumidores pode aumentar de forma significativa. 

Além disso, o sistema é vantajoso tanto para quem está oferecendo o serviço quanto para o lojista. Isso porque a empresa que cuida do marketplace ganha parte da comissão da venda. Já os comerciantes aumentam as chances de fazer com que as vendas cresçam consideravelmente, tudo por meio de um investimento baixo. 

  1. Por que vender em um marketplace 

Realizar vendas via marketplace é uma oportunidade de ampliar a visibilidade da sua marca. Isso porque essas plataformas investem – e muito – em divulgação. Dessa forma, você garante um tráfego de público acima dos registrados por lojas individuais. 

Além disso, ao se juntar a uma plataforma você usufrui da confiança que o consumidor tem naquele determinado marketplace. O tráfego de visitantes também é transformado em clientes ativos. Assim como contar com um canal de vendas estruturado traz mais estabilidade para seu negócio. 

Esta é uma forma de ambas as partes se beneficiarem de uma parceria: 
 

  • Lojista – Precisa de tráfego no seu negócio para garantir o crescimento. Ao anunciar seus produtos ou serviços no marketplace, não precisará gastar com divulgação e propaganda. A plataforma será responsável por divulgar e realizar pesquisas de consumo para apresentar boas ofertas e garantir as vendas. 
     
  • Operador do Marketplace – Ganhará comissões de acordo com as vendas. Além disso, estimulará o cliente a comprar e também tentará fidelizar os clientes.  
     
  1. Vantagens do marketplace para a sua marca 

Apesar de tudo o que vimos nos itens anteriores, os empreendedores ainda parecem não ter a ideia real do impacto e das mudanças que podem ocorrer em seu negócio. Por isso, listamos as principais vantagens que sua empresa terá ao vender no marketplace

  • Maior visibilidade; 
  • Baixo investimento; 
  • Alto retorno; 
  • Aumento das vendas; 
  • Relevância de SEO; 
  • Diversificação de público; 
  • Crescimento de negócio de nicho. 
  1. Tipos de marketplace 

Há diferentes tipos de marketplaces no mercado. Analisar a forma como essas plataformas são geridas podem servir de reverência para o seu negócio, principalmente na forma como eles trabalharam durante o ano de 2020: 

A Magazine Luiza é a varejista que mais cresce no Brasil. A marca decidiu unir a sua presença física e a expansão nas vendas online em um marketplace que conta com o serviço Magalu Entregas. 

O serviço é 100% gratuito e reduz o preço do frete, o que torna as operações mais atraentes e competitivas. O frete é calculado com base nas tabelas da plataforma. Portanto, o preço da entrega fica mais acessível para o consumidor. Além disso, há o rastreamento que proporciona mais segurança para o cliente no recebimento de seus produtos.  

A B2W é composta por três lojas: Submarino, Americanas,com e o Shoptime. O diferencial dessa plataforma é a forma de venda. Com o mesmo preço, descrição e fotos, você pode vender o seu produto nas três lojas.  

Ou seja, você tem mais de um canal de vendas e consegue atrair 3 vezes mais clientes do que em outros marketplaces

Atualmente, o Mercado Livre atua em 19 países e um deles é o Brasil. No mercado brasileiro, a empresa é considerada um dos maiores marketplaces em atuação. Tudo isso pelo fato de oferecer uma série de serviços diferenciados e exclusivos aos usuários. 

Um exemplo é o Mercado Pago e os serviços que facilitem a logística no envio dos produtos, o chamado Mercado Envios.  

Ao final do texto, foi possível entender a razão de o marketplace ter se tornado a solução para muitos empreendedores durante a pandemia. E se você quiser saber mais sobre como essa plataforma pode ajudar o seu negócio, acompanhe a  APIECOMM. Nós oferecemos um hub completo e seguro, para facilitar a gestão do seu negócio. Ajudamos em todo o processo: desde a metrificação até o acompanhamento dos progressos.  

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