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A importância de ter um bom controle de estoque e como o Hub pode ajudar nisso.

*Por André Martins, Head da APIECOMM

O principal indicador de que algo não anda bem com o seu estoque é a ruptura. Você já ouviu falar de ruptura de estoque? Uma ruptura de estoque nada mais é do que a falta do produto no momento que o consumidor realiza um compra.

Quando pensamos no comércio físico, o consumidor identifica imediatamente a falta do produto na gôndola e parte para um outro produto substituto ou ainda outra loja. Já no comércio eletrônico o produto pode estar indisponível na plataforma repetindo o cenário que citamos na loja física ou ainda, no pior caso, o consumidor comprar o produto e no momento da separação da mercadoria para despacho a ruptura é identificada. Algumas estatísticas indicam que até 5% das vendas são perdidas por conta de ruptura, caso seja considerado os clientes que deixaram de comprar por conta de produtos indisponíveis esse número é ainda maior.  

Entre os impactos da ruptura podemos citar:

– Perda de vendas;

– Insatisfação do cliente;

– Queda de confiança do consumidor perante sua loja/marca;

– Necessidade de gerenciar mais incidentes em mídias sociais, reclame aqui, etc;

– Atrasos nas entregas;

Claro que um bom gerenciamento de estoque, controlado preferencialmente por um ERP, é a principal ação para evitar rupturas. Ele controlará todas as entradas e saídas, permitirá contagens constantes, gerenciamento de reposição, etc. Porém, quando falamos de vendas eletrônicas onde as empresas compartilham o mesmo estoque em diversos canais de vendas, tais como: sites próprio, lojas físicas, marketplaces entre outros,  a forma que esses estoques são replicados nesses canais é fundamental.

Com o HUB APIECOMM você poderá ver seu estoque ser replicados para os diversos canais de venda de forma rápida e eficiente, garantindo assim que a qualquer variação de saldo dos produtos seja refletida em todos os canais. Além disso, podemos citar algumas funcionalidades adicionais:

– Definir almoxarifados específicos por canal;

– Definir fator de redução para garantir um estoque não disponível no online para, por exemplo, para atendimento de operações físicas;

– Pausa de anúncios conforme estoque mínimo definido;

– Composição e controle de saldos de kits de produtos;

– Controle de estoques de operações de fullfilment;

Agora que você já conhece as vantagens de ter um HUB de integração para gerenciar e controlar a replicação de seus estoques, venha fazer parte da comunidade de clientes APIECOMM que não para de crescer!

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