Você já deve imaginar que o processo de expedição logística desempenha um papel crucial para o sucesso de um e-commerce. Sendo assim, é importante se atentar a cada passo dessa etapa, para evitar que erros no envio de pedidos possam afetar a qualidade do serviço e gerar impactos negativos para a sua marca.
Além da má reputação, essas situações podem ocasionar a insatisfação dos consumidores, prejuízos financeiros e retrabalho para a sua equipe. Portanto, isso pode afetar não somente o fluxo logístico, mas também diversas áreas da sua empresa.
Já imaginou oferecer uma jornada de compra muito dinâmica e atrativa, mas durante o envio de pedidos surgirem falhas nos procedimentos e isso impactar na experiência do seu cliente?
Essa é uma realidade enfrentada por muitos empresários que atuam no comércio eletrônico. Com base no “Anuário do Gestor: CX Trend 2023”, os dados apontam que a qualidade do produto e do serviço entregue é o maior responsável por gerar insatisfação, correspondendo a 39% das experiências ruins enfrentadas pelos consumidores.
E não para por aí! Problemas na entrega são descritos como o segundo maior motivo pela má reputação de uma loja on-line, seja própria ou no marketplace, representando 38% do total.
Diante desse cenário, fica cada vez mais evidente a importância de estabelecer padrões de qualidade durante toda a expedição logística, principalmente nas operações que envolvem o envio de pedidos.
Nesse sentido, confira quais os erros mais comuns acerca dessa etapa como reduzi-los, a fim de promover melhorias par alcançar o sucesso.
Problemas mais comuns durante a expedição logística
Como abordado anteriormente, inconformidades envolvendo o processo de envio de pedidos podem ocasionar prejuízos e manchas na reputação do seu negócio.
Dessa forma, entenda quais os erros que mais estão associados a essa fase, para que você possa identificar e solucionar.
- Imprecisão na separação de pedidos
Um dos problemas mais frequentes envolvendo a logística é justamente a separação incorreta dos produtos no estoque. Se determinadas falhas acontecem durante esse processo, isso pode resultar em entregas incompletas, envio de mercadoria errada e itens ausentes nos pacotes.
Logo, certamente são fatores que podem influenciar diretamente na experiência de compra, originando reclamações e diversos impactos negativos para o seu e-commerce.
- Descuido ao conferir produtos
Outro problema comum nesse processo é a falha no momento de conferir as mercadorias antes de serem enviadas aos clientes.
Quando não há uma conferência eficaz, é possível que sejam entregues quantidades incorretas de produtos, itens danificados ou já impróprios para uso. Novamente, isso pode ocasionar impressões ruins por parte do consumidor final.
- Equívocos envolvendo documentação
Problemas relacionados a emissão de notas fiscais e demais documentos também são fontes de erros comuns na expedição logística.
No contexto, incluem-se também falhas na hora de declarar o conteúdo das embalagens e informações incorretas nas etiquetas de envio. Isso tudo acarreta atrasos nas entregas, rejeição pelos transportadores e pode refletir em prejuízos fiscais ligados à legislação.
- Embalagens inadequadas
Considerada um dos deslizes mais comuns no envio de pedidos, a ocorrência de embalagens mal dimensionadas, sem identificação apropriada e mal protegidas podem levar danos durante o deslocamento dos produtos.
Além disso, há chances desses problemas resultarem na perda de mercadorias, bem como dificuldades no momento de localizar e separar os produtos na entrega.
Como minimizar os erros no envio de pedidos
Agora que você já sabe quais os problemas que mais ocorrem durante esse processo, pode analisar e verificar se alguma dessas falhas estão presentes na sua empresa.
Desse modo, seja para reduzir os erros ou prevenir que esses empecilhos atrapalhem o crescimento do seu comércio eletrônico, confira como você pode melhorar o processo de envio de pedidos.
- Estruture o picking list
A princípio, o primeiro passo é desenvolver um picking list para planejar e organizar todas as atividades que precisam ser desempenhadas nessa etapa.
O intuito é garantir que a expedição e o envio de pedidos sejam eficientes e sem a ocorrência de erros. Sendo assim, essa “lista de pedidos”, que contém as informações dos produtos, é fundamental para a estruturação de práticas que geram mais assertividade na logística.
- Estabeleça processos claros e padronizados
É importante que você determine procedimentos claros, precisos e de forma padronizada para cada etapa do fluxo logístico. Nesse sentido, se preocupe em como garantir a eficiência em cada um dos estágios que envolvem a expedição.
Fornecer treinamentos adequados à equipe e capacitações são ações muito relevantes para atingir os objetivos. Além disso, estabeleça diretrizes para garantir a consistência e a precisão nas tarefas.
- Realize fiscalização de qualidade
Implementar determinados processos de verificação em busca de alcançar a qualidade esperada é uma boa alternativa para minimizar os erros.
Desse modo, realize auditorias frequentes a fim de garantir a precisão das informações, bem como a correta identificação dos produtos, integridade das mercadorias e a qualidade das embalagens.
- Fomente o recebimento de feedback
Crucial para implantar melhorias no setor em questão, o feedback exerce papel essencial para você analisar como os consumidores veem o seu negócio. Com isso, é possível identificar as áreas que necessitam de melhorias e de ações corretivas.
O feedback também é responsável por ajudar na:
- Identificação de padrões de erros, ou seja, falhas que são recorrentes;
- Aplicação de melhoria contínua, a partir de insights para aprimoramento;
- Verificação da satisfação do cliente em relação à experiência;
- Promoção de uma comunicação mais assertiva com o público;
- Averiguação de Indicadores de desempenho, para estabelecer metas.
- Utilize sistemas de gestão de pedidos e estoque
Um dos pontos fundamentais para assegurar a fluidez do processo de envio de pedidos é contar com um bom sistema de gestão. Isso porque, a tecnologia é uma grande aliada no setor e pode ajudar no gerenciamento do estoque.
Outro ponto importante ligado diretamente a esse serviço é a integração dos canais, uma vez que as plataformas são capazes de interligar as diversas áreas do seu e-commerce. Com isso, é possível fazer a gestão de toda a cadeia produtiva e de suprimentos.
Além disso, é responsável por automatizar tarefas, otimizar o tempo, reduzir os gastos, identificar gargalos e gerar relatórios precisos para uma tomada de decisão mais embasada.
Por fim, oferecem todas as ferramentas para promover o gerenciamento preciso de todo o estoque, alertando sobre os níveis de itens acomodados e informações sobre todos os produtos.
Logo, isso gera mais controle sobre os processos acerca da expedição logística, minimizando e até mesmo eliminando erros. Isso tudo impacta positivamente nos resultados operacionais, promovendo a satisfação dos consumidores e gerando mais valor à sua marca.
Sabendo como reduzir os erros no envio de produtos, implementar um HUB de integração pode ser uma ótima alternativa para te ajudar a alcançar o sucesso esperado.
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