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Como reduzir erros no envio de pedidos? 

Você já deve imaginar que o processo de expedição logística desempenha um papel crucial para o sucesso de um e-commerce. Sendo assim, é importante se atentar a cada passo dessa etapa, para evitar que erros no envio de pedidos possam afetar a qualidade do serviço e gerar impactos negativos para a sua marca. 

Além da má reputação, essas situações podem ocasionar a insatisfação dos consumidores, prejuízos financeiros e retrabalho para a sua equipe. Portanto, isso pode afetar não somente o fluxo logístico, mas também diversas áreas da sua empresa. 

Já imaginou oferecer uma jornada de compra muito dinâmica e atrativa, mas durante o envio de pedidos surgirem falhas nos procedimentos e isso impactar na experiência do seu cliente? 

Essa é uma realidade enfrentada por muitos empresários que atuam no comércio eletrônico. Com base no “Anuário do Gestor: CX Trend 2023”, os dados apontam que a qualidade do produto e do serviço entregue é o maior responsável por gerar insatisfação, correspondendo a 39% das experiências ruins enfrentadas pelos consumidores. 

E não para por aí! Problemas na entrega são descritos como o segundo maior motivo pela má reputação de uma loja on-line, seja própria ou no marketplace, representando 38% do total. 

Diante desse cenário, fica cada vez mais evidente a importância de estabelecer padrões de qualidade durante toda a expedição logística, principalmente nas operações que envolvem o envio de pedidos. 

Nesse sentido, confira quais os erros mais comuns acerca dessa etapa como reduzi-los, a fim de promover melhorias par alcançar o sucesso. 

Problemas mais comuns durante a expedição logística 

Como abordado anteriormente, inconformidades envolvendo o processo de envio de pedidos podem ocasionar prejuízos e manchas na reputação do seu negócio.  

Dessa forma, entenda quais os erros que mais estão associados a essa fase, para que você possa identificar e solucionar. 

  1. Imprecisão na separação de pedidos 

Um dos problemas mais frequentes envolvendo a logística é justamente a separação incorreta dos produtos no estoque. Se determinadas falhas acontecem durante esse processo, isso pode resultar em entregas incompletas, envio de mercadoria errada e itens ausentes nos pacotes. 

Logo, certamente são fatores que podem influenciar diretamente na experiência de compra, originando reclamações e diversos impactos negativos para o seu e-commerce. 

  1. Descuido ao conferir produtos 

Outro problema comum nesse processo é a falha no momento de conferir as mercadorias antes de serem enviadas aos clientes.  

Quando não há uma conferência eficaz, é possível que sejam entregues quantidades incorretas de produtos, itens danificados ou já impróprios para uso. Novamente, isso pode ocasionar impressões ruins por parte do consumidor final.  

  1. Equívocos envolvendo documentação 

Problemas relacionados a emissão de notas fiscais e demais documentos também são fontes de erros comuns na expedição logística.  

No contexto, incluem-se também falhas na hora de declarar o conteúdo das embalagens e informações incorretas nas etiquetas de envio. Isso tudo acarreta atrasos nas entregas, rejeição pelos transportadores e pode refletir em prejuízos fiscais ligados à legislação. 

  1. Embalagens inadequadas 

Considerada um dos deslizes mais comuns no envio de pedidos, a ocorrência de embalagens mal dimensionadas, sem identificação apropriada e mal protegidas podem levar danos durante o deslocamento dos produtos. 

Além disso, há chances desses problemas resultarem na perda de mercadorias, bem como dificuldades no momento de localizar e separar os produtos na entrega. 

Como minimizar os erros no envio de pedidos 

Agora que você já sabe quais os problemas que mais ocorrem durante esse processo, pode analisar e verificar se alguma dessas falhas estão presentes na sua empresa. 

Desse modo, seja para reduzir os erros ou prevenir que esses empecilhos atrapalhem o crescimento do seu comércio eletrônico, confira como você pode melhorar o processo de envio de pedidos. 

  • Estruture o picking list 

A princípio, o primeiro passo é desenvolver um picking list para planejar e organizar todas as atividades que precisam ser desempenhadas nessa etapa.  

O intuito é garantir que a expedição e o envio de pedidos sejam eficientes e sem a ocorrência de erros. Sendo assim, essa “lista de pedidos”, que contém as informações dos produtos, é fundamental para a estruturação de práticas que geram mais assertividade na logística.  

  • Estabeleça processos claros e padronizados 

É importante que você determine procedimentos claros, precisos e de forma padronizada para cada etapa do fluxo logístico. Nesse sentido, se preocupe em como garantir a eficiência em cada um dos estágios que envolvem a expedição. 

Fornecer treinamentos adequados à equipe e capacitações são ações muito relevantes para atingir os objetivos. Além disso, estabeleça diretrizes para garantir a consistência e a precisão nas tarefas. 

  • Realize fiscalização de qualidade 

Implementar determinados processos de verificação em busca de alcançar a qualidade esperada é uma boa alternativa para minimizar os erros. 

Desse modo, realize auditorias frequentes a fim de garantir a precisão das informações, bem como a correta identificação dos produtos, integridade das mercadorias e a qualidade das embalagens. 

  • Fomente o recebimento de feedback 

Crucial para implantar melhorias no setor em questão, o feedback exerce papel essencial para você analisar como os consumidores veem o seu negócio. Com isso, é possível identificar as áreas que necessitam de melhorias e de ações corretivas. 

O feedback também é responsável por ajudar na: 

  • Identificação de padrões de erros, ou seja, falhas que são recorrentes; 
  • Aplicação de melhoria contínua, a partir de insights para aprimoramento; 
  • Verificação da satisfação do cliente em relação à experiência; 
  • Promoção de uma comunicação mais assertiva com o público; 
  • Averiguação de Indicadores de desempenho, para estabelecer metas. 
  • Utilize sistemas de gestão de pedidos e estoque 

Um dos pontos fundamentais para assegurar a fluidez do processo de envio de pedidos é contar com um bom sistema de gestão. Isso porque, a tecnologia é uma grande aliada no setor e pode ajudar no gerenciamento do estoque

Outro ponto importante ligado diretamente a esse serviço é a integração dos canais, uma vez que as plataformas são capazes de interligar as diversas áreas do seu e-commerce. Com isso, é possível fazer a gestão de toda a cadeia produtiva e de suprimentos. 

Além disso, é responsável por automatizar tarefas, otimizar o tempo, reduzir os gastos, identificar gargalos e gerar relatórios precisos para uma tomada de decisão mais embasada. 

Por fim, oferecem todas as ferramentas para promover o gerenciamento preciso de todo o estoque, alertando sobre os níveis de itens acomodados e informações sobre todos os produtos.  

Logo, isso gera mais controle sobre os processos acerca da expedição logística, minimizando e até mesmo eliminando erros. Isso tudo impacta positivamente nos resultados operacionais, promovendo a satisfação dos consumidores e gerando mais valor à sua marca. 

Sabendo como reduzir os erros no envio de produtos, implementar um HUB de integração pode ser uma ótima alternativa para te ajudar a alcançar o sucesso esperado.  

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