api.ecomm

Vale a pena ou não ter uma loja virtual própria? 

Se você tem interesse em expandir os negócios e abrir uma loja virtual própria, sem se associar a plataformas de e-commerce ou está com dúvidas se vale a pena investir na carreira de empreendedor, saiba que existem diversos fatores que podem influenciar nessa decisão.  

A princípio, é importante compreender os novos hábitos de compras, uma vez que, impulsionado pela pandemia, o padrão de consumo dos brasileiros se modificou nos últimos anos. 

Apesar da necessidade, pré-estabelecida devido ao isolamento social, as compras on-line se tornaram tendência e o e-commerce passou a ter cada vez mais procura. 

Segundo o relatório “Report: Elo Hábitos de Consumo”, realizado pela Elo Performance & Insights, conforme análise dos 41 milhões de cartões ativos da marca, houve um crescimento de 26% no número de pedidos realizados em 2022, em comparação a 2021. 

Além disso, conforme o levantamento, o gasto médio com compras em loja virtual aumentou cerca de 23% no ano passado. 

Isso significa que, mesmo após a pandemia, os consumidores utilizam o comércio eletrônico como um dos principais meios de adquirir produtos.  

Diante desse cenário, é possível imaginar que o contexto é favorável para quem deseja empreender de maneira on-line. No entanto, antes de tomar a sua decisão, saiba se vale a pena ou não abrir uma loja virtual, tendo em vista os fatores que estão ligados a essa escolha.  

Isso porque, a princípio, é preciso entender quais os passos a serem seguido, além das estratégias que precisam ser desenvolvidas para que você tenha sucesso. 

O que é preciso para abrir uma loja virtual? 

Se o seu interesse é de fazer o seu negócio estar presente na internet para aumentar o faturamento, sem atuar no marketplace ou até mesmo começar a empreender, saiba que algumas ações são primordiais. 

Antes de mais nada, tenha em mente qual o nome da sua empresa, o nicho que pretende trabalhar, qual o seu público-alvo e, por fim, os produtos que você imagina comercializar.  

No caso de você já possuir uma loja física ou ter um comércio eletrônico em alguma plataforma, certamente esses primeiros passos serão mais fáceis de serem definidos. 

Na sequência, encontrar um bom serviço para hospedar a sua loja virtual é uma das primeiras medidas que você precisa ter em mente. Nesse sentido, é interessante realizar pesquisas até encontrar a opção que mais faz sentido para a sua empresa. 

Outro fator relevante que pode pesar na escolha de abrir um comércio virtual é a questão dos custos. Embora haja a necessidade de investimento, ter um site próprio é muito mais econômico do que estruturar uma loja física ou atuar no marketplace

Sendo assim, inicialmente, você precisará desembolsar valores que podem variar conforme as necessidades da sua marca. Os principais gastos de início estão ligados a: 

  • Registro de marca. 
  • Domínio de site. 
  • Hospedagem. 
  • Impostos e taxas. 
  • Serviços de contabilidade. 
  • Investimento em divulgação on-line. 
  • Funcionários. 

Pode ocorrer de surgirem novas demandas que geram custos, mas tudo vai depender dos objetivos da sua empresa.  

Desse modo, não é possível estabelecer valores fixos quanto aos gastos iniciais, porém é possível ter uma boa noção do quanto você precisará investir a princípio. 

Vale a pena abrir uma loja virtual própria? 

Agora que você já sabe quais são os primeiros passos para aproveitar a tendência do consumo on-line, saiba se realmente é viável, para a sua marca, comercializar produtos na internet, por conta própria. 

  • Baixo investimento 

Um dos maiores benefícios em abrir uma loja virtual é o baixo custo de investimento. Isso porque, embora existam gastos como hospedagem, divulgação ou recolhimento de imposto, os valores são muito inferiores em comparação a um comércio físico ou até mesmo em se associar a uma plataforma. 

Portanto, considere que essa é uma escolha muito mais econômica para quem está iniciando no ramo do empreendedorismo ou migrando para um site próprio. Além disso, é uma ótima opção para quem deseja expandir os negócios e obter mais lucros comercializando produtos na internet. 

  • Loja sempre disponível 

Outra grande vantagem, principalmente para os iniciantes no ramo, é que pelo e-commerce as vendas podem acontecer a qualquer dia e horário. Diferente da loja física, na qual existe um período específico de funcionamento, a loja virtual estará à disposição dos consumidores a todo o tempo. 

Isso significa que, sem essa limitação de escala, a probabilidade de gerar vendas é muito alta. Além disso, você não precisa possuir vendedores para atuar com vendas on-line, o que permite que as negociações em sua loja ocorram a qualquer momento. 

  • Abrangência de clientes 

Sabendo que um comércio eletrônico pode ser acessado por qualquer pessoa, independentemente de onde o consumidor está, você consegue expandir a sua base de clientes

Diante disso, você pode se conectar com compradores de qualquer lugar do mundo, diferentemente de uma loja física, limitada por uma região, apenas. 

Aqui vale ressaltar também que, ao estar integrado no marketplace, a plataforma pode limitar a busca dos usuários, fazendo com que não consigam encontrar a sua loja. 

  • Maior flexibilidade 

Uma loja virtual própria pode te oferecer mais flexibilidade para oferecer diversos recursos e promover funcionalidades específicas no site.  

Dessa forma, você pode personalizar desde o design do seu e-commerce até a maneira com a qual os produtos serão apresentados aos usuários. 

Tudo isso se torna uma ótima vantagem competitiva, pois atrai ainda mais os consumidores para comprarem em seu site, visto os benefícios que encontram. 

  • Experiência do cliente 

Imagina poder controlar a jornada de compra e propor uma experiência positiva aos usuários que visitam o seu site? 

Associada ao quesito de flexibilidade, essa é uma possibilidade para quem possui uma loja virtual própria, já que é possível atribuir funções e artifícios que facilitam a tomada de decisão do consumidor. 

Por meio das modificações personalizadas, você pode elaborar maneiras que tornam a compra mais intuitiva, ágil, prática e segura. 

  • Margem de lucro 

Apesar de ser atraente a ideia de atuar em uma plataforma de terceiros, você precisa saber que as taxas cobradas por esses serviços podem reduzir de maneira significativa a margem de lucro da sua loja. 

Sendo assim, ao ter um site próprio para vendas, você conta com mais controle sobre os gastos, bem como a gestão de todas as áreas. Logo, pode fazer determinadas escolhas que fomentam a lucratividade da sua empresa.  

  • Relacionamento com o cliente 

Mais um benefício ao estabelecer sua loja virtual é que você consegue construir uma relação muito mais forte com o consumidor. Assim, por meio da condução das vendas, você pode criar campanhas personalizadas e oferecer serviços que mantenham a segurança e a qualidade que o cliente espera. 

Desse modo, além de criar essa conexão, há uma identificação por parte do usuário, com a sua loja virtual. Tudo isso gera uma boa imagem para a sua empresa e a torna mais competitiva e relevante dentre os concorrentes. 

 
Como obter sucesso com o e-commerce? 

Nesse momento, você certamente deve considerar que vale a pena abrir a sua própria loja virtual. Então, além de estabelecer um bom plano de negócios, é importante definir as estratégias corretas conforme os objetivos estipulados. 

Nesse sentido, a boa gestão do seu negócio é essencial para garantir o sucesso esperado. Por isso, a APIECOMM é a parceira ideal para o seu comércio eletrônico atingir as metas, se manter competitivo e alcançar o sucesso desejado. 

Com soluções personalizadas e diversas funcionalidades, você conta com um sistema eficaz, que permite a integração entre áreas e plataformas, além de te ajudar a evoluir constantemente por meio de tecnologias inovadoras. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.