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Como oferecer uma estratégia phygital em marketplaces

Presente nas estratégias de omnichannel em grande parte das empresas de sucesso do varejo, o conceito phygitalé uma tendência que promete transformar a relação com os consumidores e promover uma melhor experiência do cliente.

Isso porque, com atransformação digital e aplicação de novas tecnologias, a área de marketing e o setor de vendas são complementares ao conduzir a jornada do consumidor. Sendo assim, é necessário passar por essa adaptação para se adequar às mudanças no comportamento dos usuários.

Esse fenômeno está crescendo no Brasil e já conquistou grande parte dos consumidores. Conforme uma pesquisa da All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box, cerca de 60% dos brasileiros consomem de maneira híbrida. Isso indica que mais da metade dos clientes já aderiram à essa tendência, que por sua vez, deve conquistar cada vez mais espaço no comércio.

Portanto, entenda o que é, quais os impactos dessa tendência e como implantar a estratégia phygital em marketplaces.

O que significa phygital?

Basicamente, phygital é a combinação da palavra physical (físico, em inglês) e digital. Logo, o conceito é a integração entre ambas as modalidades de venda no varejo, como uma prática omnichannel.

Considerado um formato híbrido, a fusão entre o universo offline e o on-line promove inovações na forma de negociação, possibilitando mais facilidade, comodidade e agilidade nas compras. Isso tudo resulta no aprimoramento da experiência do cliente, fator que é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Nesse sentido, a dinâmica reflete a importância de oferecer tecnologias e meios digitais para o modelo de compras virtual, mas sem deixar de lado a vivência do mundo físico. Essa mesclagem possibilita a interação do usuário com os diversos canais da empresa até a conclusão do pedido.

Como exemplo, é possível que um cliente busque informações sobre o produto no site, tire dúvidas por meio do atendimento nas redes sociais, finalize a compra pela loja on-line e retire o produto em algum ponto físico. Assim, o caminho realizado pelo consumidor para adquirir um produto passou por diferentes plataformas e combinou serviços digitais e físicos.

Impactos e importância do phygital

Com o propósito maior de proporcionar a melhor experiência ao cliente, oferecer recursos phygital favorece a identificação do consumidor com a sua marca, bem como a satisfação em relação aos processos que envolvem uma compra.

Embora a otimização por meio de recursos tecnológicos seja uma ótima ferramenta de negociação, seja no momento de se comunicar com o usuário ou em outras etapas da jornada do cliente, propiciar interatividade de maneira física ainda é um mecanismo muito buscado pelos consumidores.

Isso porque, nem sempre todas as dúvidas serão sanadas por um atendimento por meio de inteligência artificial, por exemplo. Muitos usuários preferem o contato mais próximo e humanizado, algo que a estratégia phygital pode gerar de maneira simples e completa.

Propor a possibilidade de interação por parte do cliente com o seu e-commerce pelo canal de sua preferência, ou vice-versa, é uma maneira de agradar e fidelizar o consumidor. Nesse momento, é importante criar boas estratégias de marketing, pois o phygital dispõe de amplas possibilidades nesse sentido.

Vantagens em usufruir do recurso

Agora que você sabe a relevância de aderir à essa tendência, veja as principais vantagens em utilizá-la em seu e-commerce.

  • Alcance: Ao viabilizar uma comunicação mais humanizada e a possibilidade de interação multiplataforma, as chances de atrair novos clientes e fidelizar consumidores é muito maior.
  • Imagem: Promover esse tipo de recurso faz com que a sua marca seja bem-vista pelos usuários, além de demonstrar o quanto você se preocupa em manter o seu negócio atualizado e alinhado com as tendências do mercado.
  • Dados Com os diversos canais à disposição dos consumidores, você consegue coletar dados e analisar as informações com o objetivo de estabelecer estratégias com base no público e no que ele espera da sua marca.
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Promover estratégia phygital em marketplaces

A combinação do físico com o digital é uma excelente oportunidade de gerar mais engajamento e prosperidade nas vendas. Como você já sabe, a experiência do cliente é um fator muito relevante para as conversões, além de ser uma maneira de fidelizar os consumidores e criar uma rede de pessoas que confiam e admiram a sua marca.

Diante disso, desenvolver estratégias phygital ao atuar no marketplace requer organização e um bom planejamento, pois você utiliza plataformas de terceiros para comercializar seus produtos.

Sendo assim, apesar dos desafios, é possível colocar em prática essa tendência e potencializar um bom relacionamento por meio de alguns recursos. Alguns exemplos mais usuais dessa ferramenta são a instalação de tens de autoatendimento, QR Code, aplicativos, realidade aumentada, entre outras, como:

  • Showrooms interativos

Uma ótima maneira de criar essa interação mais próxima com o consumidor e promover a experiência híbrida em sua marca por meio do marketplace é disponibilizar pequenos espaços físicos para que as pessoas possam conhecer e manusear os produtos.

Desse modo, você tem mais recursos para persuadir o cliente e o convencer a adquirir o produto. Na sequência, a tendência phygital possibilita que a compra aconteça de maneira on-line, mas permite que o consumidor possa retirar a mercadoria no ponto físico em um prazo menor.

  • Envio dos produtos

Outro ponto interessante a ser levantado é a questão do frete, tendo em vista que cada vez mais as pessoas querem receber seus produtos de forma rápida e com poucos custos.

Diante desse cenário, o phygital no marketplace pode proporcionar uma experiência positiva, já que há a possibilidade de o consumidor retirar os produtos em alguma loja perto da sua residência.

Além disso, o cliente pode receber o pedido com mais agilidade e economia, pois ao detectar pontos físicos próximos, o processo de envio se torna mais veloz e econômico.

  • Integração

Utilizando a tecnologia como aliada, os sistemas de integração fazem parte do universo do marketplace e carrega consigo a possibilidade de unir o universo físico com o digital para proporcionar facilidades aos usuários.

Com isso, você pode unir ferramentas e serviços à plataforma de vendas e oferecer uma jornada otimizada, simples e rápida ao consumidor. Por meio dessa tecnologia, você conta com soluções personalizadas para gerenciar seu e-commerce, além de poder se destacar no mercado com diferenciais.

Nesse sentido, é importante investir em tecnologias inovadoras que possibilitam uma visão gerencial em tempo real e que promovam mais praticidade nos processos internos.

Sendo assim, a APIECOMM  dispõe de um sistema focado no cenário atual da tecnologia que permite a ligação entre plataformas no marketplace, como operadores logísticos e outros mecanismos que compõe uma empresa de sucesso. Conte com um time especializado para destacar a sua loja e tornar a sua marca mais competitiva.

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