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O que esperar dos marketplaces em 2023?

No cenário das compras online, os marketplaces são um dos principais canais para os consumidores. Segundo a pesquisa Marketplaces: Hábitos e Tendências do Consumidor Brasileiro – elaborada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna –, 85% dos clientes usam a plataforma como principal forma de compras online. E a tendência é que a cena melhore ainda mais para os marketplaces em 2023. 

A plataforma é uma das principais forças do e-commerce no Brasil e no mundo. Sua presença é constante no dia a dia dos clientes e faz com que os varejistas queiram estar cada vez mais relevantes na internet.  

Ainda de acordo com o estudo da SBVC e Toluna, 73% dos entrevistados afirmou que o principal motivo para consumirem nos marketplaces é “encontrar preços mais baixos”. Já 60% disse que “é mais fácil/prático/conveniente” e 55% por “ter uma escolha mais ampla”.  

Após um forte processo de digitalização ao longo dos últimos anos, em especial devido à pandemia de COVID-19, diversas empresas aceleraram seus processos de digitalização. Assim, com a tecnologia ainda mais em foco, como ficará o panorama dos marketplaces em 2023?  

H2: Tendências para os marketplaces em 2023 

H3: Experiência imersiva em alta 

Nos últimos anos, os e-commerces vêm substituindo as lojas físicas. Ao mesmo tempo, também aumenta o espaço das compras feitas nas redes sociais. Como próximo passo do processo de digitalização, o metaverso será apresentado às empresas e aos consumidores – e a tendência é que esta tecnologia ganhe espaço nos marketplaces em 2023

Organizações usarão o metaverso para aumentar a interação com o cliente e o tempo gasto em suas plataformas. Isso trará um aumento no orçamento e nos recursos utilizados.  

Uma loja no Instagram, por exemplo, conseguirá ter a sua experiência virtual 3D, espelhando fielmente a loja física. Assim, os produtos digitalizados poderão ser adquiridos por usuários em todo o mundo ao mesmo tempo. 

Leia também no blog da APIECOMM: 5 estratégias para começar a vender em marketplace 

H3: Expansão de parceiros 

Expandir as parcerias também é uma das tendências de vendas para os marketplaces em 2023 que podem ajudar o lojista a vender mais. 

Uma maneira de colocar isso é prática é contar com plataformas de marketplaces que ofereçam estrutura e vantagens para lojas parceiras.  

Quando a sua marca está bem posicionada no shopping virtual, as chances de vender mais aumentam – assim como a percepção das pessoas sobre a loja. 

H3: Otimização no atendimento 

O contato com o cliente é o principal canal de integração com o negócio. Por isso, investir na agilidade, no tratamento e em ter soluções à mão são um diferencial para a marca

Para fidelizar os clientes nos marketplaces em 2023, é necessário desenvolver um atendimento otimizado e diferenciado – ou seja, com menos dificuldades para os consumidores antes, durante e após a jornada de venda.  

Algumas dicas fornecer um atendimento de qualidade aos clientes são: 

  • Estabelecer um tempo de resposta para cada solicitação, não deixando que o cliente fique muito tempo sem resposta; 
  • Produzir um Q&A para o time de atendimento, complementando-o conforme mais dúvidas forem surgindo; 
  • Organizar treinamentos recorrentes ao time de atendimento, para que os colaboradores possam estar inteirados de todos os processos; 
  • Criar uma linguagem que seja exclusiva da marca, gerando identificação dos consumidores e estreitando a relação com eles. 

H2: Como a APIECOMM pode ajudar os marketplaces em 2023? 

Para garantir sucesso nos marketplaces em 2023, a APIECOMM é a parceira ideal. 

Somos uma plataforma de integração desenvolvida com foco no cenário atual de tecnologia.  

Na APIECOMM, entendemos que a solução ideal para as empresas pode ser composta por diversos fornecedores e aplicações, formando assim um ecossistema consistente.  

Por meio de um HUB completo e seguro, facilitamos a gestão de lojas virtuais, cuidando de todo o processo – desde a metrificação, até o acompanhamento dos progressos.  

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