Uma das grandes tendências atuais do e-commerce é a de marketplaces de nichos. Além de venderem os seus produtos em sites próprios, diversas marcas também usam essas plataformas para conquistarem mais clientes e aumentarem os lucros.
Mas, afinal, para qual o objetivo desse tipo de serviço?
É simples: ao invés de vender várias categorias de produtos, os marketplaces de nichos são específicos a apenas uma. Dessa forma, conseguem oferecer itens com maior diversidade.
Os motivos para embarcar nessa onda são vários: além de ser um mercado em expansão, deve considerar o crescimento do volume de vendas, o impacto direto no faturamento e a atração de consumidores interessados pelo seu tipo de mercadoria.
Segundo a 42ª edição da pesquisa Webshoppers, realizada pelo Ebit Nielsen, os marketplaces de nichos ocupam 78% do faturamento obtido no comércio virtual (B2C).
Já de acordo com um relatório da The Global Payments Report 2022, elaborado pela FIS, o e-commerce global deve crescer mais de 55% até 2025 – e faturar mais de US$ 8 trilhões ao longo das transações.
Ou seja: tudo indica que este é o momento certeiro para que as empresas invistam em marketplaces de nichos para suas marcas. Saiba como funciona na prática mais abaixo!
O que são os marketplaces de nichos e quais suas peculiaridades?
Os marketplaces de nichos são ambientes virtuais que reúnem produtos de várias marcas do mesmo segmento em um só lugar. A propensão é que os consumidores que visitam esses e-commerces tenham necessidades semelhantes – já que estão buscando mercadorias da mesma categoria.
Esses sites podem funcionar no formato B2C (empresas que vendem para os clientes), B2B (empresas que vendem para outras empresas) ou C2C (consumidores vendendo para outros consumidores).
Segundo estudo da Ebit Nielsen, as cinco categorias mais promissoras para os marketplaces de nichos são as seguintes:
- Moda
- Esportes
- Móveis
- Alimentação
- Aluguel
Veja exemplos de marketplaces de cada uma das categorias:
Moda: Dafiti
É um dos maiores marketplaces de moda da América Latina. Foca nos segmentos de moda, lifestyle e está bastante associada à venda de calçados.
Esportes: Centauro
É um dos marketplaces de esporte mais conhecidos no Brasil e até possui exclusividade de venda de grandes marcas esportivas. Foca nos segmentos de artigos esportivos.
Móveis: MadeiraMadeira
É um marketplace em ascensão quando se fala da categoria de móveis e decoração. Atende consumidores que têm um maior poder aquisitivo.
Alimentação: iFood
O mais conhecido marketplace de alimentação e conveniência do Brasil.
Aluguel: Airbnb
É o marketplace “top of mind” do segmento de aluguéis. Foca no aluguel de imóveis para temporada.
Quais são as vantagens dos marketplaces de nichos?
Caso você ainda não tenha se convencido de que marketplaces de nichos podem ser uma boa opção para marcas, confira as vantagens de fazer esse investimento:
Contato com público segmentado
Os clientes que visitam os marketplaces de nichos são, em sua maioria, um público mais segmentado – e, dessa forma, têm mais chance de fechar uma venda.
Essa segmentação melhora até mesmo o resultado das estratégias do marketing digital. Afinal, se você deseja criar campanhas e publicidades bem direcionadas, é essencial conhecer os seus consumidores para ter um maior impacto.
Melhores taxas de comissão
Em alguns dos grandes marketplaces, como Amazon e Mercado Livre, por exemplo, existem as chamadas taxas de comissão – que variam de acordo com a categoria. No entanto, geralmente há uma taxa de comissão fixa para todos os produtos. Essas taxas são calculadas conforme o ticket médio do segmento.
Como nos marketplaces de nichos ocorre uma oferta de produtos pré-determinados, esses valores são melhores para o vendedor. Assim, os anúncios podem ter preços mais competitivos – o que chama atenção dos clientes.
Mercado em expansão
Conforme mencionado no início do texto, os marketplaces de nichos ocupam 78% do faturamento obtido no comércio virtual (B2C). A tendência é que esse mercado cresça ainda mais nos próximos anos – em especial devido ao aumento de compras de forma online.
Ademais, existe a oportunidade de o consumidor encontrar o que deseja com mais facilidade, e de o vendedor vender para um segmento específico de forma mais rápida – favorecendo os dois lados do negócio.
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