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Cliente descontente no marketplace: o que fazer

58% das pessoas nunca mais retornam a comprar em uma empresa depois de uma experiência negativa. Esses são dados da NewVoice, que revelam o grande vilão dos comércios.

Clientes descontentes resultam não apenas na perda de uma venda ou negócio, mas também em feedbacks negativos a outros compradores, uma vez que estamos em um mundo globalizado e, antes de uma compra, a maior parte deles buscam recomendações nas plataformas e nas redes sociais. 

O alcance e a velocidade de uma informação nociva podem culminar em um impacto imensurável à marca, como perde credibilidade, confiança e de imagem. Mas como reverter esse cenário?

Acompanhe, a seguir, algumas estratégias para transformar um cliente descontente em um cliente satisfeito:

  1. Analise o problema com o cliente

O primeiro passo para reconquistar um cliente é entender o que o levou a ficar insatisfeito com a loja.

Os motivos podem variar e ser incontáveis, como uma má otimização do site, políticas não claras, falta de informações, atendimento descuidado, entre outras.

Porém, ao buscar entender o que e como aconteceu, bem como o motivo para o cliente ser prejudicado, é possível melhorar os processos e demonstrar cuidado e atenção com o consumidor. 

Este processo pode ser feito com o auxílio de e-mail marketing, tresposta aos depoimentos nas plataformas e redes sociais, assim como ter um canal próprio de comunicação com os clientes. 

  1. Busque soluções em conjunto

Na maioria dos casos de insatisfação, os clientes apenas desejam resolver o problema. 

E, com um bom atendimento, evita-se que outras medidas mais complexas possam ser colocadas em pauta como devolução, restituição ou até, dependendo dos casos, processos judiciais. 

É fato de que não é possível criar novas soluções a cada cliente insatisfeito, isso deve ser negociado de acordo com as restrições e limitações de cada loja, mas ao oferecer opções cabíveis para resolver o problema, já se tem um grande avanço para reconquistá-lo.

É importante seguir o primeiro passo citado para conseguir encontrar as melhores formas para solucionar esta insatisfação, com estratégias mais assertivas e que vão direto ao ponto do descontentamento.

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  1. Ofereça promoções e descontos especiais 

Para incentivar a reconstrução do relacionamento com o seu comprador, uma estratégia eficaz neste primeiro momento é oferecer promoções e descontos em outras compras. 

Descontos e presentes podem ser utilizados nestes casos, assim como personalizar a entrega, com recados direcionados ao cliente em questão. 

  1. Mantenha o relacionamento pós-venda

Lojas que utilizam estratégias de pós-venda possuem mais chances de fidelização de clientes. 

Os feedbacks são recursos extremamente importantes para a avaliação do nível de satisfação do cliente

Esse processo permite ter uma visão clara do que vai bem e dos pontos a serem trabalhados, facilitando o melhor alinhamento e estratégias para a captação de público. 

  • Algumas ferramentas para a coleta de feedbacks:

Pesquisas de satisfação: recursos que permitem classificar de 1 a 10 o nível de satisfação do cliente com a loja.

Plataformas digitais: as redes sociais permitem diversas possibilidades para receber as avaliações, como caixa de perguntas ou depoimentos via mensagens enviadas pelos clientes.

Por isso, a recomendação é apostar no atendimento ao cliente e manter o relacionamento com quem já comprou na loja. Assim, há mais chances de ter embaixadores da marca, aqueles que farão boas recomendações dos produtos e serviços. 

E para quem deseja melhorar o atendimento do e-commerce e da loja no marketplace, investir em tecnologias que melhorem a relação com o cliente é a solução para evitar insatisfações. 

A APIECOMM é uma plataforma que faz o suporte completo do seu e-commerce, integrando todo o ecossistema para a melhor gestão e desenvolvimento do seu negócio. 

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