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Como aproveitar datas comemorativas e vender mais em marketplaces

*Por B2W Marketplace

As datas comemorativas são essenciais para o varejo, afinal representam os maiores picos de venda, como Black Friday, Natal, Dia das Mães, ou das Crianças. E elas têm se mostrado tão importantes no on-line, quanto são no varejo físico. Inclusive para os lojistas que atuam em marketplaces. 

Esses períodos de sazonalidade podem fazer toda a diferença para o caixa de uma empresa e são, muitas vezes, o fator determinante para o lucro. Mas só é possível tirar todo proveito destas datas se houver planejamento.

Seja para entender o que é relevante para o seu negócio, quando começar a trabalhar cada data, como este trabalho será feito e metrificado… Tudo isso importa quando estamos falando de um calendário que tem algumas datas emblemáticas. 

Como aproveitar as datas comemorativas no marketplace

Como já foi dito, organização e planejamento são fundamentais para fazer de qualquer data um ponto marcante para o seu negócio – não importa se ele é um ponto físico, um e-commerce próprio ou um marketplace. A partir daí você poderá desenvolver suas estratégias e entender os possíveis cenários.

Mapeie as datas relevantes para o seu negócio

Alguns setores conseguem aproveitar todas as grandes datas do mercado. Outros, não. E antes de começar a pensar em estratégia, em promocionar itens ou dar descontos, é preciso entender o que faz sentido para o seu negócio. 

Por exemplo, se a sua loja vende sapatos masculinos, colocar muito empenho no dia das mães no Dia das Mães talvez não seja a melhor estratégia. Por sua vez, o Natal continua sendo uma época-chave para todo lojista.

Sendo assim, dê atenção às datas comemorativas que mais façam sentido para o seu negócio. Crie boas estratégias para as genéricas e descarte aquelas que não tenham ligação alguma com seu nicho. 

E para quem trabalha com e-commerce e marketplace, é sempre importante frisar que a Black Friday e a Cyber Monday são datas obrigatórias no seu calendário. 

Estruture as ações com antecedência

Não dá para se preparar para o Natal da noite pro dia, né? Por mais que você tenha experiência, que trabalhe com varejo há anos, se planejar é imprescindível. Então, depois de escolher quais datas comemorativas o seu negócio vai explorar, planeje!

Qual o objetivo desta campanha? Quais ações você fará? Quando vai começar a comunicá-las aos seus clientes? Qual a margem de desconto que o seu negócio permite oferecer aos clientes? Essas são algumas das perguntas que você precisa responder antes de efetivamente começar uma campanha.

Quando já tiver todos os pontos definidos, é preciso criar a campanha efetivamente e divulgá-la. Também não deixe isso para última hora! Comece a impactar o seu cliente com antecedência para que ele fique com a sua marca na memória. 

Planeje o seu estoque

Preparar o seu estoque é uma das etapas mais importantes quando se trata de datas comemorativas – principalmente se elas forem de alta relevância, como Black Friday e Natal. Você vende em mais de um canal, como loja física, e-commerce e marketplace, essa dica é ainda mais importante!

Certifique-se de que a quantidade dos produtos que você colocará em promoção será suficiente para atender à demanda. Para isso, verifique seu estoque, veja possibilidade de reposição e prazos de entrega menores com seus fornecedores. 

Para esses momentos, você pode, também, conversar com seus fornecedores e expor que aqueles produtos serão ofertados com descontos exclusivos para uma determinada data. Com isso, seria interessante conseguir uma melhor negociação para, quem sabe, comprar em maior quantidade e conseguir uma margem melhor de lucro.

Ofereça um atendimento impecável

Data comemorativa é sinônimo de alta demanda. Com isso, alguns imprevistos podem acontecer: atraso na entrega, a troca de algum produto e até mesmo cliente que compra e depois desiste ou precisa trocar o item (quem vende em marketplaces sabe que isso é comum e permitido por lei, através do Direito do Arrependimento). 

Logo, é normal que a sua loja, logo após o período, tenha um número maior de atendimentos para realizar. Faça-os com excelência! Isso faz parte do processo de fidelizar o cliente e trazê-lo mais para perto, fazendo com que ele compre com você em outras situações. 

Monitore tudo que for possível!

Estar no on-line e não monitorar todas as suas ações é perder uma gama de informações relevantes. Por isso, monitore o desempenho das vendas e as ações de marketing (dentro e fora da sua loja, como anúncios e as redes sociais, por exemplo).

Essas informações vão ajudar a definir os indicadores de desempenho que serão usados nas próximas datas comemorativas, orientando as próximas ações e os ajustes necessários. Pensando no longo prazo, essas informações também são importantes para que a equipe consiga tornar suas abordagens cada vez mais assertivas.

Aposte na comunicação integrada

Se você vende em mais de um canal, não deixe de integrá-los. Tanto no que diz respeito a vendas, quanto a comunicação.

Veja se sua loja física, e-commerce e presença no marketplace falam a mesma língua, transmitem a mesma mensagem e têm as mesmas informações. 

Agora, você já tem boas dicas para conseguir planejar suas datas comemorativas ao longo do ano e entender como vender muito mais em cada uma delas. E para ficar de olho em todas, você pode baixar o calendário que a B2W Marketplace preparou. Ali, você encontra todas as datas comemorativas do calendário brasileiro e que podem ser relevantes para o seu negócio. 

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

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