api.ecomm

Estoque: organização estratégica para vender no marketplace 

Dentre os desafios para vender no marketplace, a falta de uma gestão de estoque eficiente resulta em intenso prejuízo para a loja. 

Quantas vezes um dos seus produtos acabou sem que soubesse? Esse é um dos exemplos de não ter visibilidade e controle de estoque.  

O preparo e o planejamento exercem um papel fundamental, ainda mais quando se trata dos marketplaces, os quais demandam diversas mercadorias e canais diferentes de venda.  

Não é possível conseguir vender se não houver produtos disponíveis para o envio.  

Com a gestão de estoque, é possível identificar as quedas de giro, o comportamento de compra e os rendimentos da sua loja. 

Além de que essas estratégias evitam rupturas e urgência na reposição de produtos, as quais acarretam na perda desnecessária de dinheiro.  

Como organizar o estoque e se preparar estrategicamente para vender nos marketplaces 

Para não correr risco de perder vendas e ter fluxo de caixa parado, acompanhe quatro chaves eficientes na gestão do estoque: 

  1. Tenha o histórico de vendas 

O histórico de vendas significa estar ciente do giro de estoque, que nada mais é do que uma técnica usada para verificar o desempenho deste setor na empresa.  

Mas, afinal, o que ele inclui? Em suma, o status de armazenamento de produtos, quantidade vendida, demanda por produto e comportamento dos consumidores. 

Após a análise, é possível identificar as datas que são mais propícias ao aumento de consumo na sua loja, quais produtos estão parados e qual é a taxa de aumento de gastos pela falta de planejamento.  

  1. Faça uma lista de todos os produtos 

Saber quais são todos os produtos vendidos impacta diretamente na organização e controle do estoque.  

Cada tipo de mercadoria possui a sua particularidade. Ou seja, especificações, processos e tempo de fabricação.  

Assim, é possível ter um planejamento adiantado desde os fornecedores, reposição e linha de produção até a chegada no consumidor final.  

Com as informações claras, completas e fáceis de interpretação, há maior agilidade nas operações. 

E esse processo evita, principalmente, os atrasos de entregas e a falta de produtos em estoque.  

  1. Evite as mercadorias com baixa demanda 

Toda loja tem os produtos que saem mais em detrimento dos outros. É comum e varia dependendo de preços, tendências e comportamentos do consumidor. 

Mas, algumas vezes, estes produtos parados por muito tempo prejudicam todo o estoque.  

Além de ocupar espaço físico nas prateleiras, também podem perder a qualidade dependendo do material, além de ser um dinheiro parado.  

Por isso, vale a pena analisar se realmente compensa investir nesses produtos, que podem ser trocados por outros — novos ou que são mais consumidos.  

Continue explorando o tema com a APIECOMM: Passo a passo para otimização do estoque da sua loja online 

  1. Automatize seu estoque 

A tecnologia facilita múltiplos processos e a gestão de estoque é uma das áreas que mais se beneficiam destas ferramentas. 

Com um HUB de integração, todas as informações da sua loja online e no marketplace aparecem no mesmo lugar, com fácil acesso para o melhor controle.  

Os recursos vão desde o cadastro de produtos em diversos marketplaces de uma só vez e a atualização em tempo real quando é realizada uma venda — isso acontece em todas as plataformas que a sua loja atua.  

Também se ganha com informações de recebimento, confirmação e faturamento dos pedidos, facilitando na melhor administração do estoque para o seu negócio.   

A APIECOMM integra todos os seus processos com otimização e descomplica a gestão de atuar com múltiplos estoques.  

Conheça mais sobre as soluções e venda ainda mais nos marketplaces!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.