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Promoção: como alavancar as vendas no marketplace 

Existem períodos do ano em que a sua loja parece estagnar no marketplace? Ou você busca atrair mais clientes e não sabe qual estratégia aplicar? A resposta pode estar na promoção.  

Muito além de troca de coleção ou datas especiais, essa estratégia é uma aliada dos comerciantes para alavancar as vendas e conquistar novos clientes com baixo custo e alto retorno.  

O termo promoção, do latim promotĭo, está relacionado à ação e ao ato de promover. Ou seja, impulsionar um produto no caso do marketplace.  

Ao implantar esse método na sua loja, é preciso ter em mente que os produtos ofertados devem ter em estoque, que é o período em que o consumidor busca por eles e, também, gerar um senso de necessidade. 

Além de oferecer um pré, durante e pós venda de qualidade, fazendo com que os já e os novos clientes possam ter uma boa experiência para querer continuar comprando da sua loja.  

O que é reforçado por Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon, o maior marketplace do mundo: “os clientes são como nossos convidados em uma festa onde devemos nos comportar como os anfitriões. É nosso dever todos os dias agitar essa festa e deixar que nossos convidados tenham sempre a melhor experiência conosco.” 

Sabendo da importância da promoção para a sua loja no marketplace, é hora de entender como traçar as estratégias mais eficazes para que o ROI (retorno sobre investimento) compense e que ela se destaque perante os concorrentes.  

Estratégias para vender no marketplace  

 
Você sabia que o Brasil é o país da América Latina com o maior número de clientes comprando em marketplaces?  

O estudo Pulse of the Online Shopper da UPS mostrou que, em 2021, 95% dos brasileiros só compravam em marketplaces e davam feedbacks positivos às lojas que faziam integração. 

Sendo assim, listamos as principais estratégias para implantar na sua loja em marketplace e alavancar as suas vendas. Acompanhe a seguir: 
 

  • Planejamento e estudo de mercado. Entenda como o mercado funciona — seus concorrentes, seus consumidores e seus fornecedores. Faça um planejamento anual para loja, considerando as datas comemorativas e entenda no que vale a pena investir. Além de acompanhar o número de visitantes, de vendas e de receita.   
     
  • Contato com o público alvo. Mantenha canais de comunicação ativos com os seus consumidores. Saiba onde estão, converse com eles, mostre os produtos e construa uma relação duradoura.  
     
  • Ferramentas de integração. Diversificar os canais de vendas ajuda a aumentar o número de clientes. Apostar na integração de ERP e HUB auxiliam a ter um controle maior das vendas e a gerenciar mais precisamente todo o negócio.  
     

Veja mais na APIECOMM: Melhore a vitrine online e atraia mais clientes no marketplace 

Estruturando promoções e benefícios  

Agora, que já sabe como coordenar a gestão e aproveitar o marketplace no Brasil, inclua promoções e benefícios para os clientes da sua loja. Veja como estruturá-los: 

  • Descontos: Aplique descontos progressivos de acordo com o valor total da compra, o que incentiva os consumidores a comprarem mais. Além de aproveitar os produtos com grande quantidade em estoque para dar um desconto especial e aumentar o fluxo de caixa. 
     
  • Brindes: Para promover um produto específico, uma nova loja ou datas comemorativas, aposte nos brindes, em sorteios e lives promocionais. Essa ação aproxima os clientes e incentiva o consumo na sua loja.   

Para medir a efetividade das ações, estabeleça metas claras, reais e baseada em dados tanto do mercado quanto do seu negócio. Analise os resultados para compreender quais dão mais resultados e que devem basear as próximas promoções.  

A APIECOMM é especialista em marketplace. Conte com um time para te apoiar na gestão, integração e campanhas específicas para os marketplaces em que a sua marca está.  

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